E-MAI. Conheça!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Os Livro Mais Interessante Estão Emprestado E Uma Certa Professora Amanda

Não. Não esqueci o que aprendi em sala de aula.
A frase acima consta em um livro de língua portuguesa adotado pelo MEC e segundo as suas autoras é correto falar assim, embora tenha a ressalva de que falar dessa forma pode levar a pessoa sofrer "preconceito linguístico".
Nós baianos já assassinamos o "d" do gerúndio faz um tempinho, claro que existem aqueles que falam corretamente, mas não lembro de termos a chancela de algum doutor ou autor em língua portuguesa.
Pois bem, as autoras do livro nos convida a exterminarmos o "s" afirmando que não precisamos dele em situações como a da frase acima já que o artigo está no plural. Quantos "s" gastei à toa nessa minha vida.
Eu queria ver os filhos delas falando assim.
Vou ficar feliz quando acabarem com os acentos.

Na contramão tem a Professora Amanda Gurgel que causou uma revolução ao dizer poucas e boas a deputados, secretários e a sociedade sobre as condições do professor e das escolas.
Nada que ninguém não saiba, mas era preciso alguém de coragem para esfregar na cara deles o que eles sabem e vivem jogando para debaixo do tapete.
A parte que eu mais gosto é quando ela diz que é "preciso parar de associar 'ensino de qualidade' com o Professor (só escrevo com letra maiúscula)". Concordo e muito com ela. Acho simplesmente ridículo essa colocação, pois coloca toda a culpa no Professor, quando os maiores culpados são os pais que entregam a escola alunos de baixa qualidade. Ora pais, entreguem a escola alunos de boa qualidade que eles terão aulas de excelente qualidade, porque com esses filhos muito mal educados eles tem aulas de boa qualidade sim, mas como diz meu amado pai: "não existe escola boa para aluno ruim". Os Professores hoje, são obrigados a ensinar seus filhos a dar "bom dia", a dizer "por favor", a se sentar (isso mesmo), a ter limites (vocês pais não dão nenhum), que respeito é via de mão dupla, entre outras coisas e não fujam das reuniões com desculpas mais que "esfarrapadas" só para não irem ver o desempenho dos seus filhos.
Enquanto vocês entregarem filhos de péssima qualidade, terão de volta as aulas da qualidade dos seus rebentos.
Falando em aulas e professores: você já viu se filhote fez o dever de casa ou acredita que ele nunca os tem para fazer?
Quem ainda não viu o vídeo da professora Amanda veja no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA

Um comentário: